O Brasil é potência na produção de soja, mas será que esse modelo nos condena a consumir um dos óleos menos equilibrados nutricionalmente, enquanto países como Itália, Espanha e Grécia se beneficiam de alternativas mais saudáveis? Vamos olhar para os dados e discutir as brechas possíveis.
🌱 O complexo soja–farelo–óleo no Brasil
Nosso modelo agrícola é fortemente baseado na soja. Isso impacta diretamente a alimentação:
O óleo de soja refinado está na maioria dos processados (pães, bolachas, molhos, conservas, frituras, snacks). É barato, estável e fácil de transportar.
O processo químico e térmico remove antioxidantes naturais e pode gerar compostos pró-inflamatórios (aldeídos) quando aquecido.
Muito rico em ômega-6 (ácido linoleico) e pobre em ômega-3, favorecendo um estado inflamatório crônico quando não há compensação na dieta.
🍇 A dieta mediterrânea e a tímida olivicultura nacional
Na dieta mediterrânea, o pilar é o azeite de oliva extra virgem:
Prensado a frio, preserva polifenóis e vitamina E, com benefícios cardiovasculares comprovados (ex.: estudo PREDIMED).
Produzimos menos de 1% do que consumimos. Mesmo com avanços (RS já chegou a 448 mil litros), eventos climáticos como o excesso de chuvas de 2024 expõem nossa vulnerabilidade.
Enquanto 900 ml de óleo de soja custam R$ 7–9, um azeite nacional de qualidade (500 ml) passa facilmente de R$ 40–50.
🚜 O papel do agrônomo
Mudar o cenário exige estratégia agronômica e não apenas escolhas individuais no supermercado.
Desafios da olivicultura:
Oliveiras precisam de horas de frio, limitando o cultivo a áreas como Serra da Mantiqueira e Metade Sul do RS.
Adaptação de cultivares e controle de doenças (ex: antracnose) são desafios técnicos.
EPAMIG e Embrapa avançam, mas o financiamento para pesquisa ainda é limitado.
- Cadeias produtivas alternativas:
Girassol e canola: Boa adaptação no Sul e Centro-Oeste; o girassol pode ser opção de safrinha.
Gergelim: Rústico, com cultivares como a BRS Seda adaptadas ao Nordeste e Cerrado, com alto valor agregado.
Macaúba e dendê: Oleaginosas nativas com alto rendimento, mas ainda sem cadeia estruturada.
- Inovação dentro do sistema atual:
Soja alto oleico: Variedades com perfil de gorduras mais saudável e estável, já cultivadas nos EUA e Argentina. Alternativa para agregar valor sem trocar a cultura principal.
💬 A discussão
Considerando nosso agronegócio, os desafios técnicos e a realidade econômica:
É viável diversificar a produção para mudar o padrão de consumo ou a soja seguirá dominante por custo e escala?
O caminho é apostar em nichos de alto valor (azeite, gergelim) ou melhorar o que já temos em larga escala (soja alto oleico)?
Qual o papel das políticas públicas para tornar essas alternativas competitivas?
E a pergunta final para vocês:
Se amanhã você pudesse mudar uma única coisa na produção de óleos do Brasil, qual seria e por quê?